terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Por que bebês só começam a caminhar com um ano de idade?

Uma pergunta que sempre foi inquietante para cientistas é por que bebês humanos demoram um ano para começar a dar os primeiros passos, enquanto outros animais ficam em pé quase imediatamente após o nascimento. Pesquisadores acreditavam que isso acontecia porque o desenvolvimento motor do corpo humano é diferente porque nosso cérebro é mais complexo e porque é mais difícil andar sobre duas pernas.

Entretanto, uma nova pesquisa realizada na Universidade de Lund, na Suécia, descobriu que os humanos começam a caminhar praticamente no mesmo estágio de desenvolvimento cerebral de outros mamíferos, desde roedores até elefantes.

Para realizar a descoberta, os pesquisadores Martin Garwicz e Maria Christensson utilizaram um método pouco convencional, considerando o momento da concepção e não o do nascimento como ponto inicial do desenvolvimento motor para a comparação entre vários mamíferos. Isto revelou uma enorme similaridade entre diferentes espécies: “Humanos têm muito mais células cerebrais e cérebros maiores que outras espécies de mamíferos terrestres, mas quanto ao caminhar, o desenvolvimento cerebral é muito parecido com o de outros animais”, explica Martin Garwicz.

De acordo com os pesquisadores, o estudo lança uma luz sobre a crença de que o desenvolvimento humano é único e diferente do de outras espécies. “Nossa pesquisa contradiz esta suposição e lança novas ideias sobre teorias evolucionárias e da biologia”, afirma Garwicz. ”Nossas descobertas se encaixam bem com as similaridades encontradas nos genomas de diferentes animais”, diz o pesquisador. “Embora o produto final ‘humano’ ou ‘rato’ sejam muito diferentes, a pesquisa sugere que os princípios e blocos de construção do desenvolvimento corporal são quase iguais”, explica.

Os pesquisadores da universidade de Lund compararam 24 espécies de mamíferos, que representam a maior parte dos mamíferos terrestres. Alguns, como os grandes primatas, têm grandes semelhanças genéticas com os humanos, enquanto outros, como os roedores e elefantes, divergiram do caminho evolucionário dos humanos há cerca de 100 milhões de anos.

Apesar desta enorme diferença evolucionária e independente da diferença de tamanho dos cérebros e corpos das espécies analisadas, a comparação mostra que os filhotes de todas as espécies começam a caminhar no mesmo ponto relativo do desenvolvimento cerebral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário